Hoje, 25 de abril, os funcionários públicos federais de todo o Brasil realizam uma paralisação coletiva, com várias manifestações por todo o país, organizadas por diversos sindicatos. Essa paralisação é uma forma de manisfestar o descontentamento e a insatisfação dos servidores com o Governo Federal e com o seu descaso diante das reivindicações da categoria.
Depois da Grande Marcha Nacional em Brasília realizada no 28 de março e que reuniu mais de 4 mil pessoas na Esplanada, o “Dia Nacional de Lutas” é mais um ato significativo na construção de uma efetiva organização e de uma grande mobilização de todos os servidores públicos federais.
Apesar de ter decidido em Assembleia, realizada no último dia 22, pela não paralisação, a Seção Sindical do IFG, Câmpus Luziânia, não deixou passar em branco essa data. Durante o período da manhã, a direção do sindicato, juntamente com os servidores organizaram um ato de conscientização com os alunos.
O professor Reinaldo de Lima, além de esclarecer sobre a importância do Sindicato na organização dos trabalhadores e nas conquistas trabalhistas ao longo das décadas, buscou levar os alunos à reflexão sobre a necessidade de unir forças contra as arbitrariedades e injustiças do sistema capitalista.
A pauta de reivindicações, principalmente dos técnicos administrativos e professores dos Institutos Federais, foi apresentada aos alunos. Dentre os pontos de pauta, foi frisado aquele que se refere à progressão DI/DIII. O professor Ricardo Golovaty, representando todos os professores, reforçou a urgência na definição sobre a Progressão e esclareceu sobre os problemas e mal-estar que essa desigualdade salarial provoca entre os professores e o que isso afeta no desempenho das suas funções.
Também foi ressaltada a importância da participação dos discentes na construção da pauta de reivindicações específica do Câmpus de Luziânia, principalmente no que se refere à estrutura e condições de trabalho.
A mesma atividade será realizada com os alunos do período noturno.
Acreditamos que atividades como essa são importantes para o fortalecimento da Seção Sindical, mas principalmente para contribuir para o fortalecimento da consciência política de nossos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário